1º Interclubes de Surf marca o início de uma história na praia da Baleia



Nos dias 24 e 25 de Novembro, a Praia da Baleia recebeu o 1º Interclubes de Surf. Promovido pelo Ibrasurf e Octo5 Travel, o inédito evento reuniu associados dos principais clubes de São Paulo, especialmente aqueles que carregam o esporte e a natureza em sua essência. O canto direito da praia, mais conhecido como Canto Mágico, ficou cheio de surfistas e familiares para curtir um final de semana que ficará na memória.


Diferentemente dos demais campeonatos de surf, o Interclubes fugiu dos padrões tradicionais com um modelo de competição onde cada surfista entrou, pelo menos, duas vezes na água. Sem baterias eliminatórias, todos tiveram mais chances e os atletas com as melhores médias foram para as baterias finais.



A categoria Sub16 retratou perfeitamente o espírito do projeto: integração, diversão e alta performance. Desde a participação dos pais dentro da água junto aos filhos, até o altissimo nivel de desempenho da nova geração, a energia positiva dominou o final de semana.


Rodrigo Saldanha foi o grande destaque do evento. Além de campeão da Sub-16, o surfista do Clube Paineiras ficou no lugar mais alto do pódio também na categoria Open, a principal e mais disputada. Aos 14 anos de idade, ganhou 12 noites em Mentawai, no barco Star Koat 2. “Estou muito feliz de ter ganho duas categorias no campeonato, que foi muito bem organizado. Fiquei amarradão com a premiação, lá vai ser muito treino! Partiu Indonésia”, comemorou o atleta.



Na feminina, Beatriz Oliva, foi a grande campeã. A representante do Arujá Club recebeu uma prancha da Flap, premiação de todos os primeiros colocados, e também vale-compras e kit Kanui.

A categoria 45+, para os nascidos até 1973, reuniu pela primeira vez no litoral velhos amigos acostumados a se encontrar nas quadras, piscinas e tatames da capital. A partir de agora, entre um escanteio e um ippon, poderão também relembrar as manobras e ondas que pegaram juntos na Baleia.


“Foi muito legal encontrar a galera e saber quem pega onda no Clube. Com certeza estaremos mais fortes e unidos nas próximas etapas”, comentou Eduardo Ramenzoni, do Pinheiros, 3o colocado na categoria. O grande campeão foi Elton Lourenço, do Sesc, que faturou uma semana de motorhome na Califórnia (EUA), comTaddeo Martins, do Paulistano, em 2o, e Ricardo Sassa, do Sírio, em 4o.



Falando em Clube Sírio, sua seleção de surf subiu ao lugar mais alto do pódio no revezamento por equipes, com seus atletas André Salomão, Ricardo “Sassá” e Fernando “Bigode” derrotando os times do Paulistano e do Pinheiros.


Já na Expression Session, o grande vencedor foi Pedro Oliveira, do Sesc. “A gente considera como uma loteria, todos podem ganhar. Vários atletas numa bateria só, sem regras. E quem fizer a manobra mais radical, acaba levando. Eu sabia que não dava pra fazer uma manobra tão radical por conta das ondas, mas resolvi fazer uma manobra forte e graças a Deus, levei a bateria”, disse o vencedor da Expression Session.


Diversão fora d’água


Em um incrível final de semana na praia da Baleia, mais de 70 inscritos representaram os principais clubes do estado e entraram para a história dentro da água. Na areia, muitas famílias, pais, mães, filhos e amigos prestigiaram os atletas e curtiram as atividades gratuitas oferecidas pelo evento, como aulas de surf, cama elástica, mesabol, ping-pong, aerosurf, slackline e simulador de surf.



Início de uma história


Uma das novas categorias introduzidas nos Jogos Olímpicos a partir de 2020, o reconhecimento máximo do surf no mundo esportivo se torna cada vez mais concreto. Mesmo longe do mar, são inúmeros os adeptos que carregam a essência do surf no dia-a-dia e dentro dos clubes, o incentivo à prática também passa a ser mais presente e vivenciado pelos associados.


“O campeonato foi um sucesso. 1º Interclubes de Surf é uma semente que foi plantada de um evento que vai existir, de fato, daqui pra frente. É uma maneira de abrir as portas dos clubes para que o surf seja uma categoria oficial a partir de agora”, disse Luiz Fernando “Tui” Magalhães, da Octo5 Travel, idealizador do evento.


O Interclubes de Surf é o começo de uma história que começou a ser escrita por Tui e Ale Zeni, do Ibrasurf. É o ponto de partida de um evento que preza o esporte e a família por meio de um projeto com mais integração e menos competição. E uma das praias mais receptivas do Litoral Norte de São Paulo, a praia da Baleia, foi o cenário perfeito para este encontro que reúne amigos para curtir o lifestyle surf.


Clubes participantes: Associação Atlética Banco do Brasil, Alto de Pinheiros, Arujá Clube, Alphaville Tenis Clube, Banespa, Club Athletico Paulistano, Círculo Militar, Esporte Clube Pinheiros, Esperia, Harmonia, Hebraica, Juventus, Ocean Praia Club, Clube dos Oficiais da Polícia Militar, Pacaembu, Paineiras do Morumby, 1º de Maio Santo André, Sesc, Sírio e Tenis Club Suzano.



RESULTADOS 1º INTERCLUBES DE SURF


Open 1. Rodrigo Saldanha (Paineiras) 2. Chandler Ribeiro (Ocean Praia Clube) 3. Pedro Oliveira (Sesc) 4. Philippe Neves (Alto de Pinheiros)


45+ (Nascidos até 1973) 1. Elton Lourenço (Sesc) 2. Taddeo Martins (Paulistano) 3. Eduardo Ramenzoni (Pinheiros) 4. Ricardo Dias Jorge (Sírio)


Sub-16 (Nascidos até 2002) 1. Rodrigo Saldanha (Paineiras) 2. Philippe Neves (Alto de Pinheiros) 3. Lucca Cassemiro (Clube Mairiporã) 4. Chandler Ribeiro (Ocean Praia Clube)


Feminina 1. Beatriz Martin (Arujá Club) 2. Liu Siqueira (Pinheiros) 3. Paula Carelli (Pinheiros) 4. Mariana Magalhães (Paulistano)


Tag Team 1. Clube Sírio 2. Club Athletico Paulistano 3. Pinheiros Esporte Clube


Xpression Session 1. Pedro Oliveira (Sesc)


O I Interclubes de Surf é uma promoção do Ibrasurf e da Octo5 Travel, com patrocínio Kanui e Oi. Apoio da Flux, Mentawaii Surf Charters, Cruise America, Flap e Waves.


Realização da Associação Paulista de Surf Universitário, em parceria com a Federação Paulista de Surf, Prefeitura de São Sebastião, Associação de Surf de São Sebastião e Aliança Surf Club.

Projeto realizado através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Estado de São Paulo.


Texto: Juliana Tourinho

Fotos: Márcio Rovai & Taiza Rossi.

32 visualizações